top of page

Novembro: o primeiro mês do ano

  • Ana Caetano
  • 1 de nov. de 2015
  • 3 min de leitura

Para os antigos celtas, que habitavam a europa 2000 anos antes de cristo, existiam duas estações do ano: Verão e Inverno.

Assim de de 31 de outubro para 1 de Novembro, o "Samhain (fim do Verão), marcava três fatos: o fim da colheita, o Ano-Novo celta e também o início do inverno, "a estação da escuridão e do frio". Só mais tarde, no século IX, foi instituído o dia de todos os santos, ou o dia de finados como o conhecemos hoje. Mas apesar de nomes diferentes, de termos mais duas estações do ano sinto que a mudança da hora, o recolhimento que o frio e a escuridão pedem, marca uma mudança importante no nosso humor. Muitos de nós sentem menos energia mesmo que estejam motivados, desmotivação, mesmo que tenham objetivos.

Para alguns esta altura do ano pode ser terrivelmente angustiante (são mesmo estas duas palavras que quero usar). Às vezes a palavra "horrível" é pronunciada com toda a intensidade que é possível a um ser humano. É natural...com menos claridade o nosso corpo lentifica, a capacidade cerebral demora-se, apetece-nos menos atividade. Considerando que a sociedade atual nos pede atividade continuada, podemos acrescentar a esta altura do ano ainda mais pressão porque apesar de termos menos energia, continua a ser-nos pedida energia, frustrando-nos, tornando esta altura do ano ainda mais difícil de ultrapassar...

E se acrescentarmos o facto de vivermos num país em que estamos constantemente a ser informados de que há desemprego, insegurança social, falta de carater dos que nos governam e doa que nos querem governar, mais tensão e desesperança é acrescentada à nossa rotina.

Resta-nos cerrar os dentes, aguentar de Novembro a Março, até que o sol minimize o nosso mal-estar.

Nos entretantos esse mal estar pode evoluir de tal forma (angústia, tristeza, ansiedade, ataques de pânico, choro fácil, irritabilidade) que deixamos de conseguir funcionar e aguentar a jornada diária. Deixo algumas sugestões que podem ajudar neste "cerrar-os-dentes-e-avançar". São sugestões que ajudam a moderar o nosso humor e se praticadas regularmente, potenciam bem estar. Dormir... há menos luz, a escuridão pede descanso, olhos fechados...no inverno precisamos de dormir mais...não corte no sono.

Arianna Huffington desmaiou de cansaço e dedicou-se a perceber porque o sono é tão importante: Atividade física: repare que não falei de ginásio (da qual sou grande fã), nem de correr a meia maratona, nem de comprar uma bicicleta. A atividade física desejável de que falo traduz-se em caminhar meia hora por dia (preferencialmente seguidas), evitar elevadores, escadas rolantes ou andar sempre de carro. Na hora de almoço no emprego, empregue algum do seu tempo a dar uma volta ao quarteirão.

A atividade fisica permite manter o corpo revigorado e ajuda a libertar as hormonas do bem estar na-tu-ral-men-te. Elimine a maledicência nas suas conversas. Se passar o seu tempo de interação com os outros a focando-se no que os outros fazem de mal, vai alimentar uma ideia de que estamos rodeados por "um bando de idiotas", "uma cambada de preguiçosos", "um conjunto de estúpidos". Sei que há muitos idiotas, preguiçosos, estúpidos, mal-formados, incompetentes e burros por aí...mas também há gente inspiradora, brilhante, engenhosa, determinada, amorosa e capaz...e como alguém diz: nós somos os outros dos outros.

Assim, há neste momento pessoas a acharem que eu estou a fazer qualquer coisa de mal. Por isso, escolha conversas revigorantes. Inspire-se com Julian Treasure que nos introduz a arte de falar de forma a queremos ser ouvidos...indicando que uma das formas para sermos ouvidos é não fazer uso da maledicência. Desde que descobri o ano novo celta e o seu significado, passei a ser mais paciente com a minha aparente "preguiça", "molenguice" e falta de energia. E o sono passou a ser a minha prioridade.

E você: qual é a sua prioridade quando o sol se esconde e o Inverno cobre tudo o que nos rodeia?

 
 
 

Commentaires


Posts Destacados 
Posts Recentes 
Siga
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Long Shadow
  • LinkedIn Social Icon
Meus Sites Favoritos
Procure por Tags

Copyright 2015 © Ana Caetano Psicóloga, Unipessoal. All rights reserved 
Created by Loom Creations

  • Facebook Clean Grey
  • YouTube Clean Grey
  • LinkedIn - Grey Circle
bottom of page